A influência de Piet Mondrian na moda e decoração

Pieter Cornelis Mondrian é um dos mais importantes pintores modernistas holandeses (e um dos meus favoritos)
Nasceu em Amesrfoort, Holanda, em 7 de março de 1872 e faleceu em Nova Iorque, no dia 1 de fevereiro de 1944 e fundou a corrente artística conhecida como “Neoplasticismo”.
Trata-se de um movimento que se organiza em torno da necessidade de “clareza, certeza e ordem” e tem como propósito central encontrar uma nova forma de expressão plástica, liberta de sugestões representativas e composta a partir de elementos mínimos: a linha reta, o retângulo e as cores primárias – azul, vermelho e amarelo -, além do preto, branco e cinza.
O estilo artístico de Mondrian se caracteriza pelo trabalho com obras abstratas geométricas, principalmente trabalhando com formatos retangulares nas cores primárias (vermelho, azul, branco, preto e amarelo, que Mondrian considerava como as cores elementares do Universo).
 
Em 1965 Yves Saint Laurent produziu o vestido de jersey estampado inspirado no quadro “Composição A”, com cores primárias de Mondrian. O sucesso foi retumbante e se tornou um dos vestidos mais famosos da história da moda.
Mondrian continua a influenciar outras grifes, como Diane Von Furstenberg, Moschino, Kara Ross e até a Nike, que lançou em 2008 o Dunk Mondrian.
 

Na decoração, Mondrian tem grande impacto.
Em 2010, a Tok Stok lançou o Urbano HYPE, que mistura influências do movimento Neoplástico de Mondrian, com o trabalho dos designers Gerrit Rietveld (com releituras das cadeiras Red Blue e da Zig Zag) e de Eero Saarinen (com releitura da mesa lateral Tulipe).
Conheci a coleção. Não sei a qualidade do produto era boa ou não, mas era uma das mais bacanas que esta empresa lançou!
 por Mondo Moda

Comentários

Postagens mais visitadas

Imagem