Puseram a boca e a Praça Roosevelt no trombone

A história da praça Roosevelt tem seu lugar na vida paulistana. Abriga uma parte das culturas do nosso cotidiano: crianças, trabalhadores, artistas de teatro, travestis, boêmios, intelectuais, moças e moços, senhoras que vão a igreja da Consolação, etc, frequentam o local. Há atividades diurnas e noturnas (não necessariamente nessa ordem).
Vários projetos já foram feitos para a praça e por inúmeras vezes foi colocada em discussão a validade de sua existência, seu projeto e construção inicial mal feitos, sua localização. Mas fato é que a Praça Roosevelt (que tem blog próprio) virou manchete novamente.

Semana passada o ator Mario Bortolotto foi ferido a tiros quando bebia com amigos após uma apresentação teatral na Praça Roosevelt em Sampa. Falta de segurança, ruas escuras, promessas não cumpridas. O que houve de diferente foi a reação das pessoas que puseram a boca no trombone. Pessoas que sentiram seu cotidiano e suas vidas diretamente afetados e que decidiram reagir e dizer "NÃO ACEITO". Um diretor teatral (me desculpem, não lembro o nome) declarou que "não podemos ter medo de ladrão...se nós tomarmos a rua e a responsabilidade em nossas mãos, isso acaba". Outra frequentadora disse: "não podemos nos deixar vencer". Chamaram a mídia que se importa e contagiaram a cidade. Resultado: Praça Roosevelt supera tiros contra dramaturgo e aguarda início de obras de reurbanização.

A aprovação do projeto compreende várias etapas. Segundo a prefeitura, as obras devem começar no primeiro semestre de 2010 - e devem ser concluídas em 18 meses, ou seja, em fins de 2011. A declaração pública da prefeitura "Com a reforma, a Praça Roosevelt se junta às renovadas praças da Sé e República para dar ao centro de São Paulo o bom e velho glamour de tempos atrás. São Paulo merece." Merece mesmo!



Eu confesso que não sou boa em levantar movimentos, mas são eles que realmente têm trazido resultados positivos para a sociedade. Parabéns a galera que se moveu tão bem em tão pouco tempo. Agora é ver se a prefeitura cumpre o combinado.

Comentários

Postagens mais visitadas

Imagem